14.2.08

Dar vida às palavras



(fotografias: Pat)

Sophia de Mello Breyner Andresen para 7º e 8º anos
Leituras dramatizadas de textos curriculares


O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre apresenta uma proposta de espectáculo criada sobre o texto de três contos de Sophia de Mello Breyner Andresen:
O silêncio, A casa do mar e Saga.

«Ver para ler» é o nome desta leitura encenada, em cena no TCA, de 26 a 29 de Fevereiro, às 10h30 e às 15h00. Os três contos de Sophia, pertencentes ao livro Histórias da Terra e do Mar fazem parte do programa curricular dos 7º e 8º anos de escolaridade, pelo que o espectáculo está vocacionado para grupos escolares, especialmente, para os anos em questão.
Está, no entanto, marcada uma apresentação para o público em geral, na sexta-feira, dia 29, às 21h30 (reservas através da bilheteira do TCA: 226063000).

De acordo com Miguel Cabral, que dirige e encena este projecto, em «Ver para ler» existe uma tentativa de desmistificar o conceito de leitura encenada através de uma dramatização que constrói personagens, cria acção e dá especial ênfase ao lado mais teatral de cada um dos contos. «As histórias foram pensadas em si próprias e depois relacionadas com a vida contemporânea, porque todos os contos têm uma mensagem forte e actual». «N’a Saga, por exemplo, é tratada uma questão muito presente na idade do nosso público-alvo, a questão da orientação profissional e da opção de cada um perante a sua família».

Para a programadora do Serviço Educativo, Rute Pimenta, nesta leitura, mesmo o conto mais descritivo, A casa do mar, «ganha força com a acção e as personagens que lhe são imputadas, assume uma teatralidade que não tinha, mas nunca deixa de respeitar as palavras e os elementos originais do texto de Sophia».

«Ver para ler» - Leituras encenadas - Para escolas (7º e 8º ano)
Fevereiro de 2008 26 a 29 - 10h30 e 15h00 / 29 também às 21h30.
Leitura encenada de três contos do livro Histórias da Terra e do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen: O silêncio, A casa do mar e Saga. "Ver para ler" surge como uma necessidade de estimular e promover a leitura tendo como base textos curriculares.

Direcção: Miguel Cabral
Interpretação: Ana Wilson, Isabel Nunes e Ricardo Barbosa / Produção: FCD/Teatro do Campo Alegre e Estufa

Nenhum comentário: