30.9.08



Teatro Regional da Serra de Montemuro
Rumo a “Qaribó”!

O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre apresenta o espectáculo de teatro e fantoches, para maiores de seis anos, «Qaribó», pela companhia Teatro Regional da Serra de Montemuro. A peça estará em cena nos dias 4 e 5 de Outubro, às 16h00, e nos dias 6,7 e 8 de Outubro, às 10h30 e às 15h00.

«Marisa e Renato decidem alegrar Serafim, o pai, que anda triste e viajam todos até Qaribó. Que viagem é essa? Uma surpresa do Teatro Regional da Serra de Montemuro para nos lembrar que a vida também pode ser levada a brincar.
Qaribó está ao alcance de todos nós. Rumo a Qaribó!»

Uma das particularidades deste espectáculo, que coloca em palco actores e fantoches de grande dimensão, é o facto de o público ser convidado a habitar a casa de Serafim, assistindo ao espectáculo no interior do cenário.

O texto, escrito pelo dramaturgo português contemporâneo, Abel Neves, fala de um lugar inventado, ao alcance de todos, onde poderá ser possível redescobrir o prazer de viver. Qaribó será esse lugar onde a vida é levada a sério e a brincar, tornando-se mais bela a agradável de viver.

Abel Neves, nasceu em Montalegre, é dramaturgo, poeta e romancista. Entre os seus textos dramáticos já levados a cena contam-se, entre outros, “Anákis”, “Inter-rail”, “Supernova” e “Querido Che”.

O Teatro Regional da Serra de Montemuro nasceu em 1990, na pequena aldeia de Campo Benfeito, no alto da serra, resultado do encontro entre artistas locais, nacionais e estrangeiros. Em termos artísticos, uma das características principais da companhia é a sua forte aposta na criação de textos originais, com inspiração no ambiente em que está inserida. O carácter itinerante dos seus espectáculos e a forte componente educativa, utilizando uma fusão de teatro, contadores de histórias e interactividade, são outras das suas vertentes.

Texto: Abel Neves
Encenação: Paulo Duarte
Figurinos/ Fantoches/ Cenografia: Helen Ainsworth
Equipa Artística: Abel Duarte, Eduardo Correia, Carlos Cal, Paulo Duarte e Tanya Ruivo
Produção: Teatro Regional da Serra do Montemuro.

Nenhum comentário: