7.11.08

Uma experiência com professores e alunos

Espectáculo para professores e alunos do ensino secundário

O Serviço Educativo do TCA e a companhia profissional de teatro Visões Úteis, companhia profissional de teatro, desafiam professores e alunos do ensino secundário para uma experiência teatral sui generis: um espectáculo no Planetário do Porto em que, a partir de um dos mais importantes autores europeus contemporâneos, se misturam física e música, história e arte, mau génio e muito humor.

“O Contrabaixo” de Patrick Süskind é apresentado no auditório do Planetário do Porto, em 8 sessões únicas dedicadas a escolas ( 10º, 11º e 12º anos), dias 11, 12, 13 e 14 de Novembro de 2008 às 10h30 e às 15h00. No final da apresentação tem lugar uma conversa informal que desmonta o espectáculo revelando a multiplicidade disciplinar que o constrói.
Cada acção tem a duração total de 70 minutos. Os bilhetes têm o preço único de 4 euros. Estas apresentações inserem-se no programa “Outras leituras” que a Visões Úteis desenvolve desde 2004, com o objectivo de promover simultaneamente o gosto pela arte e o conhecimento científico. O desenvolvimento do sentido estético que os espectáculos seleccionados proporcionam é enquadrado num formato que demonstra a importância das aprendizagens escolares, motivando os alunos. Os textos seleccionados são sempre de qualidade literária inquestionável, mas que não estão incluídos nos programas curriculares, para contribuir para alargar o conhecimento literário dos jovens. Daí a designação “Outras Leituras”, que, esperamos, contribua para a promoção de hábitos de leitura para lá da escola.

Patrick Süskind é um autor de culto desde o seu primeiro livro: o romance “O Perfume”. A novela “A Pomba” e o conto “A História do Sr. Sommer” tiveram também um notável acolhimento internacional. “O Contrabaixo” não foge à regra. Estreado em 1981 em Munique é uma das peças de teatro que mais tem sido levada à cena na Europa Central.

“O Contrabaixo”
Texto: Patrick Suskind;
Tradução : Anabela Mendes;
dramaturgia e direcção: Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira;
Direcção musical: João Martins;
Grafismo: Vítor Azevedo;
Produção executiva: Marina Freitas;
Interpretação: Pedro Carreira.

Nenhum comentário: