16.4.09

A escritora sobre o espectáculo

Fotografia de PAT


CONFORME O NOSSO OLHAR
Ana Luísa Amaral

A História da Aranha Leopoldina, a história de uma aranha que não era feliz, porque em vez de teia só queria fazer meia, surgiu-me num dia de Dezembro, quase no ano 2000, e demorou um mês a crescer. Eu escrevo poemas e, embora tivesse já feito contos para crianças em prosa, a Leopoldina precisava de rimas e de muita música nas palavras. E assim foi vestida. Acho que sorri o tempo todo em que a compus: desde o momento em que a aranhinha nasceu, “simpática e gordinha”, recusando-se a comer moscas, porque as achava suas primas, e a gostar de fazer, em vez de teias, meias vermelhas, azuis ou às risquinhas, até ao momento em que as suas amigas e a sua mãe lhe dizem finalmente “podes fazer a teia, / ou fazer meia / por isso tens patinhas, / e imaginação”, e compreendem a utilidade da arte, entendendo ainda que há formas diferentes, mas todas boas, de viver o mundo. E de mudar o mundo, “porque o mundo / se transforma / conforme o nosso olhar”.

Após estar pronta no livro, só uma única vez a Leopoldina saltou do espaço das folhas de papel: isso aconteceu quando foi à televisão, em 2002. Depois disso, e há uns meses, o João Cardoso disse-me que gostava de a por em cena, no Teatro do Campo Alegre. E pediu-me que alargasse um pouco a história e que escrevesse letras para canções. Engordar um bocadinho mais a Aranha Leopoldina foi um prazer, como foi um prazer trabalhar com Clara Ghimel, a autora das melodias. “Nem sei o que dizer, / mas sei o que fazer: / ao lado do sentir ponho o pensar”, diz a Leopoldina numa dessas canções, tão bem tecidas por Nuno Aragão e por quem as interpreta. Essa ideia já lá estava antes, mas a Leopoldina de 2009 talvez entenda ainda melhor a sua conclusão: “Isto não é trabalho, / isto é prazer… / ou pode-se dizer que é trabalhar”.

É mais do que evidente que o belo trabalho produzido pela Assédio, em que Rosa Quiroga dá voz à voz que narra a história da Aranha Leopoldina, foi também um acto de “prazer / muito prazer”, feito de laços, de teias delicadas – “e cheio de luz”, “e a golpes de magia”.

Nenhum comentário: