29.1.13


“Dentes de Rato” de Agustina Bessa-Luís
de regresso ao Teatro do Campo Alegre
Fotografia de Sara Moutinho


O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento volta a apresentar a peça “Dentes de Rato”, baseada na obra homónima de Agustina Bessa-Luís.

A adaptação ao teatro de “Dentes de Rato”, interpretada por dois atores que se desdobram nas várias personagens da história, nasceu em 2012, como resultado do Projeto “Autor X”: um desafio lançado pelo Serviço Educativo a professores de língua portuguesa do 3º Ciclo do Ensino Básico, de forma a escolherem uma obra curricular de um autor português que gostassem de ver encenada.

Este espetáculo inaugura ainda uma parceria com Ó! Galeria que permitirá levar o trabalho de alguns ilustradores portugueses a muitas famílias.

Em “Dentes de Rato”, divulgado com uma ilustração de Daniel Moreira, criada exclusivamente para este propósito, os dois atores em palco contam-nos as aventuras de uma menina muito peculiar, que deixa marcas de mordidelas na fruta e morde a vida com muita curiosidade.

Para ver e ter vontade de ler, este projeto de teatro/leituras curriculares, apresentar-se-á às famílias com crianças maiores de seis anos nos dias 9 e 10 de Fevereiro e às escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico nos dias 7 e 8 de Fevereiro.

Sobre “Dentes de Rato” de Agustina Bessa-Luís e a encenação que agora tem lugar pode dizer-se:

Lourença era diferente: fechava os olhos e vivia aventuras maravilhosas. Por isso não gostava de ninguém que se pusesse entre ela e sua imaginação. O que mais gostava de fazer era comer maçãs e de marcar os dentes na fruta da fruteira, o que lhe valeu a alcunha de Dentes de Rato. Aos 6 anos já sabia coisas que ninguém sabia: lia às escondidas os livros dos adultos.

DENTES DE RATO”
Teatro/Leituras Curriculares

Escolas, 3º Ciclo do Ensino Básico:
7 e 8 de fevereiro de 2013 às 10h30 e 15h00*
Público em geral (maiores de 6 anos):
9 e 10 de fevereiro de 2013, às 16h00
*sessões por marcação prévia

Direção artística e interpretação: Daniel Pinto e Cristóvão Carvalheiro
Dramaturgia: Suzanna Rodrigues
Cenografia: Corina da Saudade e Bruno Capucho
Desenho de luz: Diogo Barbedo
Sonoplastia: Sofia Simões
Coprodução: Associação Porta 27 e Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto
Duração aprox.: 50 minutos

Este espetáculo resulta de uma encomenda da Fundação Ciência e Desenvolvimento (Serviço Educativo) em 2012.

Ilustração: Daniel Moreira

 Os jornalistas interessados em assistir ao espetáculo poderão comparecer na sessão extra,  agendada para  6 de fevereiro,  às 15h00, bastando para tal que confirmem a presença através 937771802.

Nenhum comentário: