14.1.13

Nos seus 25 anos o Teatro do Marionetas sobe ao palco do Teatro do Campo Alegre



No ano em que celebra 25 anos, o Teatro de Marionetas do Porto sobe ao palco do Teatro do Campo Alegre pela mão do Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento (promovido pela Câmara Municipal do Porto) para voltar a apresentar o espetáculo encenado por João Paulo Seara Cardoso, “Cabaret Molotov”.

Este espetáculo, destinado a maiores de 12 anos, estará em cena no Auditório do Teatro do Campo Alegre nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Janeiro 2013, sempre às 21h30.

A comunicação social poderá assistir ao espetáculo numa sessão de ensaio aberto, agendada para 15 de janeiro, às 17h00, bastando para tal que confirmem a presença através do número 93777180.


O circo e as marionetas aproximam-se na poética do voo, as marionetas sem se sujeitarem às leis da gravidade, os artistas de circo desafiando-a. Uma vida aérea intermitente une a marioneta e o trapezista. Cabaret Molotov é um espetáculo que resulta de um trabalho de experimentação em que tentamos levar o nosso modo de fazer teatro ao encontro de uma certa poética associada ao circo. Também está presente nesta criação uma aproximação ao teatro musical com marionetas, que teve grande expressão na Europa nos meados do século passado. É pois um cabaret melancólico que se inspira nas nossas memórias, mas iluminado pela nossa visão contemporânea do teatro e do mundo.
Em Cabaret Molotov, deambulam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns absurdos, músicos de sete instrumentos, homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas que dançam ao som de valsas, tangos, polkas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weil. Terá o Cabaret Molotov existido, ou tudo não passará de um lugar inventado por Vladimir, o Russo, para cenário do seu amor à trapezista Matrioska?


CABARET MOLOTOV
Encenação e cenografia - João Paulo Seara Cardoso
Marionetas - Erika Takeda
Figurinos - Pedro Ribeiro
Coordenação coreográfica - Isabel Barros
Música - Gotan Project, Eric Satie, Kurt Weil, Robert Miny, Yann Tiersen
Texto da Corista – Pablo Neruda


Desenho de luz - António Real e Rui Pedro Rodrigues
Interpretação - Edgard Fernandes, Rui Queiróz de Matos, Sara Henriques e Shirley Resende (instrumentista)
Produção - Teatro de Marionetas do Porto
Apoio - Orquestra Nacional do Porto



Espetáculo inserido no âmbito das comemorações dos 25 anos do Teatro de Marionetas do Porto e acolhido no âmbito da programação do Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto.  




Nenhum comentário: